INSTITUTO TOCAR.jpg

      O Instituto Tocar é uma ONG que trabalha em especial na conscientização da importância da afetividade, do desenvolvimento emocional e da convivência familiar. Desde 2001 atua na implementação e na difusão de terapias do toque, tais como a técnica de massagem Shantala, terapias em grupo e outros métodos integrativos de assistência à saúde nas comunidades em situação de risco social. O foco do Tocar são as crianças que estão sob medida protetiva de acolhimento nos abrigos do Distrito Federal.

   O trauma causado pelo abandono ou pela história de vida dessas crianças desencadeia uma fragmentação emocional, psíquica e social, dificultando o processo de relacionamento dessas com o mundo em sua volta e com os processos emocionais futuros. O projeto Tocar, através da terapia do toque e das dinâmicas psicossociais realizadas nesses abrigos, age de forma a ajudar no processo de reintegração social das crianças para que elas possam se sentir mais confiantes de si, com sua autoestima fortalecida e dessa forma consigam superar seus traumas e ter uma oportunidade de sentir e transmitir afeto.

   No Distrito Federal, os programas de capacitação do Tocar já formaram mais de 4 mil Agentes Voluntários. O instituto Tocar promove seminários, oficinas e cursos de sensibilização sobre o ato de tocar e a interação social para pais e professores. Oferece também palestras de motivação e conscientização em empresas e comunidades sobre o mesmo tema e Legado social.

   O Instituto Tocar atualmente se mantém através de doações da sociedade e das verbas obtidas pelos cursos ministrados pelos terapeutas voluntários associados ao projeto. Com essa enorme gratidão a todos aqueles que nos ajudam, conseguimos manter nossa sede e o Projeto Tocar por todos esses anos. No entanto, acreditamos que podemos ampliar o número de crianças e famílias beneficiadas com as nossas ações e para isso contamos com a sua colaboração para que possamos atingir as nossas metas.

 

Instituto Tocar

CNPJ - 04.510.481/0001-36