INSTITUTO TOCAR.jpg

    O Instituto Tocar visa à construção coletiva de um legado social, em capacitação, com metodologia e tecnologia social próprias, para a promoção consciente do cuidado com o ser humano e suas relações, dentro da perspectiva de saúde no que diz respeito à qualidade emocional, psíquica e social.

Missão

        O Instituto tem como missão a promoção, o planejamento e a execução de ações e projetos voltados à cultura da paz, ao desenvolvimento sustentável, à promoção da família, à defesa de direitos humanos, em especial, crianças e adolescentes, mulheres e idosos, ás práticas integrativas de saúde, educação, arte e cultura, através da disseminação de conhecimentos, prestação de serviços técnicos e consultoria em qualidade de vida.

Princípios e Valores

O INSTITUTO TOCAR é pautado nos seguintes princípios e valores: Amor, Ética, Cidadania, Justiça, Direitos Humanos, Respeito às diversidades, Comprometimento, Cooperação e Solidariedade.

Visão de Futuro

Ser um Instituto de referência na área de desenvolvimento e excelência humana, na qualidade de prestação de seus serviços que promovam a construção de uma sociedade mais consciente do cuidado com o ser humano, suas relações, consequências e legado social.

Projeto Tocar Essencial Integral

  Capacitação de 85 Profissionais/Cuidadores da Rede de Acolhimento do DF nas Instituições: Sociedade Cristã Jesus e Maria: Nosso Lar, Casa de Ismael, Casa da Criança Batuíra e Lar São José, objetivando a excelência no aprimoramento profissional, por meio de oficinas teóricas e práticas com conhecimentos psicológicos, informações técnicas terapêuticas e de práticas integrativas em saúde, com recursos vivenciais de cuidados e autocuidados, bem como propiciar um espaço de interação afetiva apoiada em técnicas do cuidado integral, como suporte para instrumentalizá-los nas intervenções cotidianas e na qualidade de serviços prestados à criança e ao adolescente, beneficiando 131 acolhidos.

Formação Continuada

   Oferecer novos cursos de capacitação em parceria com o Cuidado Essencial, bem como proporcionar oportunidades de reciclagem e aprendizado de novas técnicas terapêuticas para aprimorar a equipe técnica voluntária que atua nos projetos e ações do Instituto Tocar.

Marco pela Primeira Infância

  

  Parceria com a Rede de Acolhimento da Promotoria da Vara da Infância e em parceria com a Rede Consciência nas Escolas/Creches Sociais o projeto "Tocar Essencial – Afeto e Interação Social" para oferecer palestras vivenciais para propiciar momentos de conscientização para pais e profissionais que atuam na educação infantil e na Rede de Acolhimento sobre a importância da atenção e do afeto para o desenvolvimento das crianças.

Tocar na Escola - Fundamentado nos quatro Pilares da UNESCO

    Sensibilização por meio de palestras vivenciais com bases das competências do futuro. Abordaremos sobre as aprendizagens fundamentais, que ao longo do conhecimento serão pilares do conhecimento: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver Juntos e Aprender a Ser. Uma proposta de conscientização para adolescentes, pais e educadores do Ensino Fundamental.

Projeto “Formação de Competências de Educadores – Qualidade da Vida para o Desenvolvimento Infantil”

    Capacitação de forma didática e com orientações práticas, para apoiar  profissionais/cuidadores que formam a rede de proteção da Primeira Infância, a saber quais atitudes, ações e posturas podem fazer diferença na vida presente e futura da criança pequena  e, consequentemente, interferir diretamente em toda a sociedade, cujas bases se formam nos primeiros anos de vida. 

Instituto Tocar

CNPJ - 04.510.481/0001-36